Benefícios da meditação e como começar

Ter um momento para prestar atenção em você e nas sensações do seu corpo pode fazer a diferença no seu dia

Por: Thieny Molthini22/09/2020

benefícios da meditação

Ainda não arrumou um tempinho para meditar? Listamos alguns benefícios da meditação para você começar a praticar hoje mesmo. Sabe a melhor parte? Você já começa a sentir os efeitos na mesma hora. Vem ver!

Quais os benefícios da meditação?

“A meditação reduz o estresse e a pressão sanguínea, melhora a insônia e os sintomas de depressão e ansiedade, aumenta o foco e estimula a criatividade”, explica Rafael Rosa, terapeuta do Zenklub (plataforma de saúde emocional e desenvolvimento pessoal).

Na meditação você deixa toda a atenção direcionada para o momento em que está vivendo. Nesses minutos, a ideia é observar o seu corpo e as suas sensações, nada mais importa. Com isso, você relaxa a sua mente.

“Ao usarmos a mente totalmente voltada para dentro, treinamos ela para que atinja concentração e relaxamento cada vez mais rápido e de maneira mais eficiente.  É como o antídoto para o estresse”, explica.

Além disso, enquanto o estresse aumenta a produção de cortisol (hormônio liberado pelo organismo quando ele se sente ameaçado), quando a mente está mais relaxada, essa produção diminui. Por que isso é bom? Em excesso, o cortisol pode causar, entre outras coisas, aumento do peso e dos níveis de açúcar no sangue, colesterol alto, perda de massa muscular e pressão alta.

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Preciso praticar todo dia para ter os benefícios da meditação?

O benefício da meditação é imediato. Asism que a sua prática chegar ao fim, você experimentará a sensação de relaxamento e bem-estar. No entanto, o ideal é praticar a meditação diariamente.

“No início, a mente vai querer fugir, pela força do hábito. Mas, todas as vezes que isso acontecer, apenas traga-a de volta, com calma e determinação”, orienta Rafael.

Preciso meditar por quanto tempo?

Se você pensa que precisa ficar muito tempo praticando para sentir os benefícios da meditação está enganado. Segundo o terapeuta, 10 minutos já é um bom começo.

“O melhor horário é aquele possível. Então, por meio do autoconhecimento, estabelece-se a melhor rotina”, ensina Rafael. “Pela manhã, você garante um bom estado mental e clareza para o dia; pela noite, uma boa qualidade de sono.”

Como começar a meditar

Confira quatro passos para começar a meditar e garantir todos os benefícios da meditação:

  1. Escolha um horário que você possa estar 100% presente na prática. 
  2. Desligue o celular, o computador e evite o máximo de distrações. Fique em um ambiente tranquilo, para que nada te incomode.
  3. Sente-se de maneira confortável com a coluna ereta e feche os seus olhos.
  4. Comece a prestar atenção na sua respiração, no batimento do seu coração e em todas as sensações do seu corpo. Se algum pensamento surgir, não se prenda a ele, deixe que vá embora. Tente manter a atenção no momento presente.

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